O novo metal líquido criado pela equipa liderada por Bo Yuan na Universidade de Tsinghua, na China, permite a fácil criação de objetos inteligentes. A equipa inspirou-se no origami para criar um revestimento em metal líquido que pode ser aplicado em papel sem qualquer adesivo e tem capacidade de condução de calor e eletricidade. Em demonstração, os cientistas mostram uma folha de papel coberta com este metal a ser dobrada em formas de origami, depois desdobrada e a voltar a assumir as formas por si só.
Para dispensar o uso de adesivo, que por vezes tem efeitos negativos na capacidade de condutividade dos materiais, este metal líquido inclui uma liga de alguns materiais como bismuto, índio e outros óxidos. O material escolhido é sólido à temperatura ambiente e só se torna líquido aos 62 graus, o que assegura uma forte capacidade de adesão num grande espetro de temperaturas.
Depois dos testes da capacidade de adesão, a equipa procedeu aos testes de pressão e para colocar o objeto a voltar a assumir as formas originais, dobrando e desdobrando formas de origami como quadrados ou cubos, explica o ArsTechnica. O objeto em papel conseguia ainda dar origem a objetos 3D, mantendo a forma tridimensional mesmo depois de removido o revestimento em metal líquido.
A equipa antevê que este revestimento possa ser aplicado em outros materiais leves e dar origem a objetos inteligentes e robôs moles que podem ser encaixados em lugares de pequenas dimensões. Os próximos passos envolvem criar um revestimento de não se descole depois de solidificado e também uma tinta em spray amiga do ambiente que possa ser usada para criar embalagens, como caixas com a capacidade de se abrirem e fecharem sozinhas.
O estudo da equipa foi publicado no Cell Reports Physical Science.