A NIRCam (de Near Infrared Camera) do Telescópio James Webb permtiu-lhe ver além das poeiras que obscurecem a Galáxia Cartwheel e mostrar mais detalhes sobre a formação das estrelas e o buraco negro no seu centro. A galáxia em questão localiza-se a 500 milhões de anos-luz da Terra e já tinha sido observada anteriormente, mas o Hubble e outros aparelhos ‘ficavam-se’ por esta camada de poeiras.
Já o James Webb conseguiu, com a NIRCam e com o MIRI obter imagens que, combinadas, ilustram com grande detalhe a formação estelar. Os dados da NIRCam têm uma predominância de tons azuis, laranja e amarelos, enquanto o MIRI fornece imagens mais avermelhadas. A NASA explica que os pontos vermelhos são estrelas individuais ou que estão em formação ainda e que as imagens da NIRCam permitem distinguir entre poeiras e formações de estrelas mais antigas de outros volumes associados a populações de estrelas mais novas, avança o Engadget. Já as imagens do MIRI permitem analisar melhor a composição das poeiras, identificando regiões ricas em hidrocarbono e outros compostos químicos.
A Galáxia Cartwheel formou-se depois da colisão de uma grande galáxia espiral e outra mais pequena, tem dois anéis, com o exterior a estar a expandir-se desde a colisão, há 440 milhões de anos.
Leia mais sobre esta imagem e sobre o Telescópio na página oficial da missão.