A NASA anunciou a conclusão de dois passos de alinhamento dos espelhos do Telescópio James Webb e divulgou a primeira imagem perfeitamente focada, na qual é possível ver uma estrela principal e várias outras em cenário de fundo, claramente percetíveis. Lee Feinberg, que gere o elemento ótico do telescópio, afirma que “até agora, estamos a descobrir que o desempenho é tão bom ou mesmo melhor do que as nossas projeções mais otimistas”.
O espelho principal do Telescópio Webb é constituído por 18 elementos individuais que serão alinhados para funcionar como um único espelho. As operações de ajuste terminaram em fevereiro, com toda a luz a ser recolhida num único ponto, mas de formas distintas. Agora, a equipa conseguiu alinhar os diferentes elementos com o nível de precisão necessário. Marshall Perrin, também da equipa responsável pelo elemento ótico, explica que foi alcançado “o chamado alinhamento limitado de difração”. “As imagens estão alinhadas tão precisamente quanto o permitem as leis da Física. Esta é a imagem mais clara que conseguimos obter de um telescópio deste tamanho”, acrescenta, citado pela publicação ArsTechnica.
O espelho está também alinhado com a Near-Infrared Camera, o principal instrumento deste Telescópio. Além destes dois, há três instrumentos que vão agora também ser alinhados de forma correta. Depois deste processo, haverá lugar para eventuais ajustes finais, se necessário, com a NASA a esperar ter todas as operações concluídas até maio deste ano.
Jane Rigby, da equipa de operações, conta que já há um ano de observações planeadas e que há a expetativa de algumas destas iniciativas produzirem imagens bastante bonitas, embora sem levantar o véu sobre quais os principais alvos científicos.