A startup espacial Astra lançou o seu primeiro foguetão de voo comercial da empresa, sendo esta considerada a primeira missão prática para a NASA. No entanto, esta falhou quando o estágio superior do Rocket 3.3 saiu fora de controlo ao desprender-se do primeiro estágio, acabando o foguetão por cair no oceano.
O lançamento tinha corrido bem, mas o mesmo não aconteceu com a separação da carga útil. O foguetão carregava a missão ELaNa 41, da NASA, e quatro satélites cubesats. Dos quatro, três dos satélites a bordo eram de universidades dos estados americanos do Alabama, Novo México e Califórnia, que ambicionavam realizar experiências para velas de arrasto, modelagem de clima espacial e giroscópicos quânticos. O quarto cubesat, da própria NASA, foi feito para testar métodos rápidos e de baixo custo para construir e inspecionar cubesats.
Esta foi a quinta tentativa da Astra em órbita. Todas as missões feitas pela empresa até agora falharam, o que pode vir a prejudicar a sua oportunidade de competir com a Rocket Lab e a Space X, por exemplo, ambas com melhores resultados. Segundo a publicação Engadget, a Astra disse em comunicado que “estava profundamente arrependida por perder as cargas úteis” e que era necessário “rever os dados” para perceber por que razão a missão falhou.