Apesar de as vacinas atuais contra a Covid-19 estarem a ter um impacto positivo no número de hospitalizações e mortes, especialmente nas pessoas que já têm a dose de reforço, a indústria farmacêutica pretende criar uma vacina que ajude a baixar o número de infetados. Assim, a Pfizer e BioNTech anunciaram o lançamento de um teste clínico para testar uma vacina especificamente desenvolvida contra a Ómicron.
A expetativa das empresas é que esta versão da vacina produza anticorpos específicos contra a variante Ómicron, assegurando uma proteção mais duradoura contra infeções, sintomas ligeiros e casos mais graves de Covid-19, explica o The Verge.
O estudo envolve 1420 pessoas divididas em três grupos: as que já receberam duas doses da vacina e que vão receber agora mais uma ou duas doses específicas contra a Ómicron; pessoas que já receberem três doses, recebem agora uma dose adicional da vacina original ou da versão contra a Ómicron; e um terceiro que nunca recebeu qualquer vacina e vai receber três doses específicas contra a Ómicron.