Uma equipa de investigadores da Universidade Ben-Gurion de Negev, Israel, criou um veículo com um aquário com câmara onde colocou seis peixinhos para aferir a sua capacidade de conduzir e navegar em ambientes terrestres.
Depois de várias lições de 30 minutos onde apontaram para um alvo visual e recompensaram os peixinhos com comida de cada vez que escolheram a direção certa, os cientistas concluem que os pequenos animais foram ficando cada vez melhor na sua condução. Ronen Segev, um dos autores que publicou vídeos destas aulas, afirma que “os resultados demonstram que os peixes foram capazes de transferir-se diretamente para um ambiente terrestre diferente e navegar com sucesso”, cita o Motherboard.
Os peixes conseguiram, por exemplo, evitar becos sem saída e corrigir as pequenas imprecisões na sua direção para chegar mais rapidamente aos seus destinos, o que indicia que são capazes de aprender, mesmo em ambientes que não lhes são familiares e melhorar a sua eficiência. As descobertas deste trabalho contribuem para uma área de conhecimento tratada por metodologia de transferência de domínio, que tenta perceber melhor como uma determinada espécie navega num ambiente que não lhe é conhecido.
A equipa pretende extrapolar esta investigação e adaptá-la a cenários mais complexos, para entender melhor como funciona o cérebro nos seres vivos.