A NASA está a testar, desde 2017, a teoria de que se seria possível desviar a rota de um asteroide se lhe fosse atirado um satélite suficientemente grande ou com o ângulo e velocidade corretos. Em 2019, a SpaceX juntou-se a esta iniciativa e agora ambas as organizações vão avançar com um ‘disparo’ para o projeto DART (de Double Asteroid Redirection Test).
A SpaceX descreve que a NASA irá “intencionalmente despenhar a aeronave DART contra um asteroide para ver se é uma forma eficaz para lhe mudar a rota, para situações em que se detete um asteroide em risco de colisão com a Terra no futuro”, cita o Engadget.
Para terça-feira está previsto um teste de disparo estático, com vista a aferir o desempenho e medir parâmetros como a pressão e temperatura. Depois, se tudo correr bem, deverá acontecer um novo disparo na próxima semana.
O objetivo é acertar no asteroide binário chamado Didymos (da palavra grega para gémeos), onde o Didymos B mede 160 metros e orbita o maior Didymo A, de 780 metros. O corpo duplo irá passar pela Terra em 2022 e novamente em 2024, sempre sem risco de colisão.
A NASA, recorde-se, já identificou 23 objetos que podem vir a embater na Terra nos próximos 100 anos, pelo que é importante ter um mecanismo pronto a atuar, caso seja necessário proteger a Humanidade de um impacto destes.