O kit experimental de baixo custo, portátil e de fácil manutenção, apelidado de Lab in a Suitcase (laboratório numa mala, em tradução livre) foi desenvolvido por várias equipas de investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). Agora, depois das primeiras formações a dez representantes sobre como montar e usar o kit, as unidades começaram a ser recebidas em vários países de Língua Oficial Portuguesa. O objetivo é fomentar atividades educacionais e de investigação científica naqueles locais, tornando o conhecimento científico mais acessível.
A mala compacta é composta por equipamentos que permitem fazer experiências de biologia molecular, realizar experiências de genotipagem e fenotipagem baseadas em técnicas modernas como amplificação e análise de ADN e microscopia de fluorescência, assegurando um controlo fino da temperatura. Um telemóvel incorporado com aplicações específicas permite a utilização do LED e sensores para medir a densidade das células e das moléculas.
Estes ‘laboratórios numa mala’ incluem uma máquina de PCR, uma centrífuga, um sistema de electroforese, micro-pipetas, uma estufa, um densitómetro e uma lupa.
O projeto visa aproximar a ciência à sociedade, democratizando-a e conta com o desenvolvimento do IGC e com o apoio da Fundação Família Merck e do Município de Oeiras.