A KFC juntou esforços com a 3D Bioprinting Solutions da Rússia para criar tecnologia que ‘imprima’ os populares nuggets de frango da marca. A cadeia de fast food vai fornecer ingredientes como as especiarias e o pão ralado para que o resultado final tenha o mesmo sabor e consistência daqueles panados que ainda são feitos de forma tradicional. A 3D Bioprinting Solutions, por sua vez, vai tentar imprimir carne de frango em impressoras 3D, com recurso a células de frango e material de plantas.
O avanço tecnológico permitirá uma solução mais amiga do ambiente, não só pela redução de emissões de gases poluentes, como também pela redução do consumo de energia associada aos métodos usados nas quintas e unidades de produção atuais.
Yusef Khesuani, co-fundador da 3D Bioprinting Solutions, explica que esta tecnologia está a ganhar popularidade na produção de comida: “No futuro, o rápido desenvolvimento destas tecnologias vai permitir-nos produzir em impressoras 3D produtos com carne mais acessíveis e esperamos que a tecnologia criada em cooperação com a KFC acelere o lançamento de produtos no mercado”, cita o The Verge.
A KFC pretende que os primeiros nuggets de frango criados desta forma possam ser testados em Moscovo já neste outono, mas não forneceu muitos mais detalhes. Ainda não se sabe em que é que o método da 3D Bioprinting Solutions vai ser diferente do que já se conhece atualmente, nem quando é que os nuggets possam chegar ao mercado.