A Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) adotou um sistema que assenta em algoritmos de Inteligência Artificial para monitorizar a temperatura, humidade, qualidade do ar e consumo de eletricidade nas estações e carruagens de metropolitano em tempo real. O objetivo é ajustar, em tempo real, a regulação do ar condicionado, tendo em conta ainda a previsão meteorológica e a expetativa de ocupação de cada local. O sistema está parametrizado para trazer o máximo de ar fresco possível para dentro das instalações e carruagens, de forma a “reduzir o risco de proliferação de Covid-19 e vários outros microrganismos, de acordo com as instruções das autoridades de saúde”, cita o The Next Web.
A TMB anunciou que o programa RESPIRA, criado pela SENER vai ser aplicado em fase piloto nas Linhas 1 a 5, que transportam 94% dos passageiros. O programa vai ser avaliado pelo Ministério da Ciência e Inovação espanhol e, caso seja bem sucedido, deverá ser replicado noutros locais de grande concentração de público.
A rede operada pela TMB é composta por oito linhas de metropolitano, 156 estações e ainda integra linhas de autocarros.
Ramon Bacardí, diretor da rede de Metro, sublinha que se trata “de um bom exemplo da aplicação de tecnologias para o benefício de melhorar a qualidade de serviço e com um efeito direto na experiência de utilização dos passageiros (…) Precisamos, para sustentabilidade e equidade social, que os transportes públicos voltem a ser vistos como a melhor opção para a mobilidade metropolitana na área de Barcelona”.
Nesta fase, já foi possível registar uma diminuição da temperatura da Linha 1 em 1,2 graus centígrados face ao que foi registado em anos anteriores com a utilização deste sistema.