A Rocket Lab confirmou ter perdido o foguetão Electron e os satélites que levava a bordo em direção ao espaço no sábado passado. A missão parecia ter arrancado bem, com uma boa descolagem, mas aos seis minutos foi possível perceber que algo não estava a correr conforme planeado. O feed de vídeo foi cortado e a Rocket Lab comunicou mais tarde que o foguetão e a carga tinham sido perdidos, devido a uma avaria ainda por identificar.
Peter Beck, o CEO da Rocket Lab, pediu desculpa aos parceiros Spaceflight Inc, Canon Electronics, Planet e In-Space Missions que tinham carga a bordo do foguetão Electron: “Sabemos que muitas pessoas deixaram o coração e a alma nesta missão. A anomalia de hoje é um lembrete de que o lançamento espacial é impiedoso, mas vamos identificar o problema, corrigi-lo, e voltar à plataforma de lançamento o mais cedo possível”, cita o The Verge.
O Electron fazia parte da missão ‘Pics Or It Didn’t Happen’ e levava a bordo satélites destinados a recolher imagens da Terra, sob várias perspetivas, para os diferentes parceiros. A In-Space Missions enviava diversos instrumentos de startups e outras organizações que precisavam de boleia para o espaço.
Desde a sua origem, a Rocket Lab já colocou 53 aparelhos em baixa órbita terrestre, ao longo de 12 missões. Apenas a primeira, chamada ‘It’s a Test’ falhou, com o foguetão a não chegar a órbita. Todas as restantes conseguiram atingir o objetivo, mas a deste fim de semana, a 13ª, acaba por ser a primeira a não ser bem sucedida.