Bill Dally foi o responsável por algumas contribuições essenciais para o desenvolvimento dos semicondutores e dos supercomputadores como os conhecemos hoje em dia. Agora, o cientista-chefe da Nvidia decidiu empregar o seu talento e conhecimento ao serviço da luta contra a Covid-19 e desenvolveu um ventilador de baixo custo e de código aberto.
O especialista diz que é possível montar este ventilador por apenas 400 dólares, com peças disponíveis facilmente no mercado, o que poderá ser uma vantagem face aos modelos tradicionais que chegam aos 20 mil dólares. O cientista explica que o objetivo foi construir o ventilador “mais simples possível” e que espera que “não adoeçam tantas pessoas que esgotem a disponibilidade” dos ventiladores convencionais. Entre 0,3 e 0,6% dos pacientes infetados com o novo coronavírus sofrem de graves dificuldades respiratórias e precisam de um sistema mecânico que os ajude a respirar.
A solução de Dally pode ser montada em apenas alguns minutos e, se se optar pela produção em massa, os custos podem baixar para os 300 dólares. Caso a escolha recaia sobre a impressão 3D das peças necessárias, é ainda possível baixar os custos para abaixo dos 100 dólares, explica a Nvidia numa publicação no seu blogue.
O sistema já foi usado com sucesso num simulador da função respiratória e o projeto encontra-se a aguardar autorização da FDA para poder ser utilizado, no contexto da emergência mundial atual. Se se conseguir esta aprovação, o passo seguinte será encontrar quem esteja disposto a fabricar o aparelho.
O desenvolvimento da solução foi feito por Bill Dally em articulação com outros professores e ex-alunos da Universidade de Stanford.