O concurso foi batizado de “DOCTORATES 4 COVID-19” e tem como objetivo a atribuição de 50 bolsas de investigação no âmbito de doutoramentos especializados no estudo da Pandemia que tem vindo a assolar quase todo o Globo. Acaba de ser anunciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB). Os interessados deverão apresentar candidaturas entre 8 de abril e 14 de maio no portal MyFCT.
“Este concurso é aberto no contexto do novo corona vírus SARS CoV2 e da doença Covid-19 e está orientado para a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para respostas a esta e a futuras pandemias e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos”, informa a FCT em comunicado.
Epidemiologia, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies, novos métodos e novas tecnologias para o diagnóstico da doença, impacto da idade e comorbilidades ou ainda o desenvolvimento de novas terapias e medicamentos figuram na lista de temas de investigação que poderão ser apoiados por estas novas bolsas.
“A duração das bolsas é anual e renovável até ao máximo de 48 meses. As atividades de investigação podem ser desenvolvidas em qualquer ambiente que promova atividades cientificas, nomeadamente instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos, Centros de Interface Tecnológico, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, hospitais e unidades de cuidados de saúde, outras entidades da Administração Pública, instituições privadas sem fins lucrativos ou em empresas reconhecidas como de interesse científico”, refere o comunicado da FCT.