Especialistas da Força Aérea e da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica (NOAA) registaram algumas imagens no denominado “olho” do furacão Dorian, que devastou o arquipélago da Baamas e fez, até à passada terça feira, sete mortes. Fotos e vídeos têm sido disponibilizados no Twitter por Garrett Black, capitão da Força Aérea dos EUA e especialista em meteorologia.
Como esperado, verificou-se que, também com o Dorian, o centro (ou “olho”) do Furacão é dominado pela acalmia – que contrasta de sobremaneira com o vendaval e ondulação à volta. Questionado pela CCN, Garrett Black admite mesmo alguma surpresa nunca ter deparado com tamanha acalmia no ponto central de um furacão, e compara a experiência à entrada num campo de um estádio de futebol, rodeado pelas bancadas.
«Só depois podemos ver que, à superfície, a água que se encontra diretamente por debaixo de nós está calma, mas também conseguimos ver, a alguma distância, como as ondas eram grandes», referiu o capitão da Força Aérea americana.