A Neural Mirror está montada numa antiga igreja na cidade italiana de Spoleto. O estúdo de design Ultravioletto criou um sistema que se assemelha a um espelho, mas que na verdade consegue processar por estimativa aspetos como a idade, o género e o estado emocional da pessoa que está em frente e mostrar, como reflexo, uma ideia algo fantasmagórica de como a máquina nos vê.
O Engadget explica que o “espelho” é na verdade um painel OLED com material refletor e que atua como espelho e como ecrã e o que o sistema integra uma câmara com sensor de profundidade. O visitante desta instalação consegue ver no seu reflexo informações sobre a sua etnia, geometria facial, expressões do rosto e muito mais, com a possibilidade de esta informação poder ser impressa também.
A experiência começa por mostrar o verdadeiro reflexo natural do visitante e depois do processamento dos dados vemos o reflexo “tecnológico”. À medida que se mexem os braços, o rosto e o corpo, a réplica virtual mexe-se e acompanha. O sistema de IA escolhe o estilo e a cor com base nas imagens que for captando. A sensação para o utilizador é a de que o sistema está a “roubar” os seus dados pessoais e a criar o reflexo, o que é exatamente o objetivo dos artistas. «A Inteligência Artificial extrai todos os nossos comportamentos de uma forma suspeita e depois transforma-os em forma de riqueza para as corporações. Aqui, esse processo está bem patente e é explicado ao utilizador».