Foi feita a primeira entrega de um rim com um drone num hospital de Baltimore, nos Estados Unidos. O rim será transplantado para um paciente de 44 anos que esteve numa lista de espera de oito anos para o receber. O drone foi especialmente desenhado para transportar material médico e poderá vir a ser utilizado em locais de conflito, onde haja uma maior necessidade de assistência hospitalar.
«Entregar um órgão de um doador a um paciente é um trabalho extremamente importante. É critico arranjar formar de o fazer de forma mais eficiente», disse Joseph Scalea, professor assistente de cirurgia, na Universidade de Medicina de Maryland, responsável pelo transplante, à BBC.
Para realizar a viagem de três milhas, aproximadamente cinco quilómetros, foi necessário incorporar tecnologia de ponta no drone, inclusive, foram instaladas câmaras de bordo para monitorizar o órgão com maior precisão, um sistema de comunicação e de segurança para que o drone conseguisse voar num ambiente urbano. No caso de uma avaria o drone tem um paraquedas equipado para evitar que se percam os recursos que transporta.
Veja aqui o vídeo deste passo revolucionário, que pode altear o futuro da medicina moderna.