O objetivo é chegar a zonas que não estejam servidas de todo ou onde os acessos à Internet sejam mais fracos. O Kuiper Systems é um projeto da Amazon que foi apresentado, em três vertentes, na ITU, o instituto que regula a coordenação de satélites em órbita. A iniciativa da Amazon não é única e coloca a gigante do comércio eletrónico no grupo de empresas que pretendem lançar constelações de satélites, colocados a baixa órbita, para fornecer acessos à Internet. A ideia de serem colocados próximos da Terra permite navegar com baixas latências e manter o custo de operação baixo. SpaceX, OneWeb e Facebook são outras das organizações que estão a desenvolver as suas próprias redes, lembra o The Verge.
O Project Kuiper prevê a colocação de satélites a três alturas distintas e servirá as zonas entre os 56 graus norte (em linha com o meio da Escócia) e os 56 graus sul (mais a sul da América do Sul), cobrindo, em teoria, 95% da população mundial.
Ainda não há informações sobre se a Amazon vai construir os seus próprios satélites ou encomendá-los a outra empresa, nem se conhece o prazo para os lançamentos e estreia desta nova rede.