O projeto MELT (Manufacturing of Experimental Layer Technology) entregou um protótipo funcional de uma impressora 3D capaz de imprimir peças funcionais nas condições de microgravidade da Estação Especial (ISS) com polímeros de alta performance. Agora, a Beeverycreative associou-se com a OHB, a Sonaca Space e o Athlone – Instituto de Tecnologia da República da Irlanda para desenvolver um protótipo de impressora 3D capaz de produzir peças de grandes dimensões, em polímeros de alta performance e também no espaço.
O objetivo do Projeto Imperial, como foi batizado, é «desenhar, desenvolver e testar uma impressora 3D que cumpra os requisitos de fabricação aditiva a bordo da ISS, usando polímeros de alta performance e sem constrangimentos de área de impressão», cita o comunicado de imprensa. O projeto visa a criação de várias peças funcionais e que demonstrem a capacidade de produção no espaço.
Quando for bem sucedido, este projeto irá permitir desenhar novas abordagens de manutenção técnica e estratégias de suporte de vida humana em voos espaciais.