As quintas eólicas e solares podiam cobrir uma área de mais de nove milhões de quilómetros quadrados no deserto do Saara. Investigadores da Universidade do Illinois acreditam que uma instalação gigante de paineis solares e turbinas eólicas podem aumentar a temperatura local, a precipitação e fazer crescer vegetação. O estudo indica que a precipitação atinge o dobro com a instalação destas quintas, aumentando a uma média de 0,25 milímetros por dia, noticia a Cnet.
Eugenia Kalay, que colaborou no estudo, explica que «o aumento da chuva é uma consequência de interações solo-atmosfera complexas que ocorrem porque os paineis solares e as turbinas eólicas criam superfícies terrestres mais rígidas e escuras».
No modelo de simulação para o estudo, esta solução permitiu gerar 82 TW de energia no total.
«O aumento de precipitação e de vegetação, aliado à eletricidade “limpa” como resultado de energia solar e eólica pode ajudar à agricultura, desenvolvimento económico e bem estar social no Saara, Médio Oriente e outras regiões próximas», disse Safa Motesharei, que também colaborou no estudo.