A DeepMind já tinha criado um sistema que derrotou o campeão humano de Alpha Go este ano. Agora, a empresa ligada à Google afirma ter criado uma máquina de AI chamada AlphaZero e que conseguiu tornar-se um superjogador de xadrez em apenas algumas horas, depois de jogar sozinha. A grande novidade é que o programa não foi criado de raiz para jogar jogos de tabuleiro, nem foi desenvolvido com as melhores estratégias ou táticas. Todos esses feitos chegaram depois, aprendendo e jogando sozinho.
Segundo o The Verge, em apenas oito horas o AlphaZero conseguiu derrotar o campeão atual de Alpha Go e, quatro horas depois, bateu o programa que é o atual campeão de xadrez, chamado Stockfish. Depois, os investigadores deixaram a máquina treinar mais duas horas e o sistema foi capaz de bater o Elmo, o atual programa campeão de shogi, uma versão japonesa de xadrez, jogada num tabuleiro maior.
A equipa responsável pelo projeto explica que o objetivo destes sistemas não é tornarem-se os líderes nos vários jogos de tabuleiro, mas que esta abordagem permite perceber as potencialidades destes. Neste caso em concreto, o Alpha Zero demorou apenas 24 horas a, sozinho, conseguir jogar três jogos complexos a um nível sobrehumano. O sonho passa por conseguir criar uma máquina genérica, capaz de pensar e aprender sozinha e que seja capaz de ajudar em vários problemas científicos.