A turma foi apresentada ontem em Houston numa conferência levada a cabo no Johnson Space Center, os doze corajosos homens e mulheres foram selecionados entre mais de 18 mil candidatos dos 50 estados americanos e também de Porto Rico, Guão e Samoa. Cada candidato tinha uma probabilidade de ser selecionado de aproximadamente 0.05%.
Os selecionados vêm das mais diversas áreas: há membros das forças armadas, médicos, pilotos, geólogos e até um ex-engenheiro da NASA e um ex-pescador comercial que também trabalhou como perfurador de gelo na Antártida.
Nunca houve um ano em que a NASA tivesse recebido tantas candidaturas. O recorde prévio tinha sido estabelecido em 1978 com cerca de 8 mil aplicações para estes postos priviligiados, informa a Popular Science. A última turma de astronautas foi seleccioda, em 2013, a partir de seis mil candidaturas.
Antes de começarem as respetivas carreiras cósmicas, os doze selecionados vão passar por dois anos de treino intenso tanto a nível físico como mental, que deverá incluir entre outros exercícios, preparações para a condição de gravidade zero, prática de caminhadas espaciais dentro de uma piscina, aprender a manobrar mecanismos de encaixe da estação espacial internacional e ainda testes de sobrevivência.