O grande desafio da exploração subaquática atualmente prende-se com a necessidade de ter sempre um navio e uma tripulação de suporte por perto. Agora, a Phantom Works, da Boeing, apresentou o Echo Voyager, um UUV que pode estar submerso durante seis meses e com uma autonomia de mais de 12 mil quilómetros, explica a Wired. Este veículo usa baterias de iões de lítio que asseguram autonomia durante uns dias e que são recarregadas através de um motor a diesel. Este gerador só pode entrar em funcionamento quando o veículo está na superfície para poder emitir os gases do escape.
Este drone subaquático poderá ser usado para inspecionar infraestruturas debaixo de água, recolher amostras, criar mapas do leito dos oceanos ou ajudar com as explorações de gás e de petróleo. O UUV pode ligar-se a satélites e enviar dados para os sistemas dos sues proprietários. Parte significativa do espaço ocupado no Voyager destina-se a sistemas de redundância e de cópias de segurança.
O Voyager está agora a ser testado na linha costeira da Califórnia e ainda não se conhecem nem a data de lançamento, nem o preço.