O projeto da Deep Space Industries prevê a criação de uma nave mãe com um metro de comprimento e 50 cm de altura. Esta nave mãe pesará 140 quilos e terá a capacidade de albergar um enxame de pequenas sondas chamadas cubesats capazes de explorar asteroides ou outros corpos espaciais, noticia a Wired.
A empresa quer contar com a colaboração de investigadores e cientistas e perguntar-lhes quais os instrumentos que cada cubesat deve levar para recolha de que tipo de informação que poderá ser útil para as explorações.
A nave mãe vai ser usada para transporte dos pequenos satélites, para assegurar a comunicação com a Terra e para proteger os cubesats das radiações espaciais durante a viagem. Dependendo do design usado, os cubesats podem durar vários anos no espaço.
A empresa Deep Space Industries foi fundada no ano passado e procura obter lucros com a mineração de recursos encontrados em asteroides. No entanto, poderá ser usada para fins científicos, uma vez que poderá dar “boleia” a este tipo de satélites de investigação.
James DiCorcia, um dos responsáveis da Deep Space, estima que a primeira missão poderá ser lançada em 2018.