Era uma das fraquezas mais apontadas pelos utilizadores: até há bem pouco tempo não havia forma de criar LEDs ou semicondutores usando apenas uma impressora 3D. Agora, investigadores da Universidade de Princeton anunciaram que encontraram uma forma de o fazer: é possível imprimir quantum dot LEDs apenas com uma impressora 3D, noticia o Engadget.
A equipa explica que usa elétrodos onde se pode imprimir, polímeros e semicondutores a que acrescentam alguns elementos químicos para os preservar melhor quando forem usados para as camadas no processo de impressão. Como resultado deste método, a equipa afirma que é possível imprimir um LED minúsculo em vários objetos, incluindo em superfícies curvas.
Este avanço vai permitir a impressão de lentes de contacto com ecrãs integrados ou implantes biónicos para estimular nervos, por exemplo. A equipa pretende testar o método para a criação de células solares, transístores e outras peças de eletrónica, assim que for possível melhorar a resolução e o desempenho da impressora 3D que estão a usar.
Os investigadores mostraram a viabilidade da técnica com o cubo representado na imagem nesta página, onde todos os componentes foram impressos em 3D.