O Kirobo está na Estação Espacial Internacional (ISS) há 18 meses. Durante esse período, serviu de companhia aos astronautas que passaram pela ISS e tornou-se próximo do comandante Koichi Wakata. Existem vários vídeos do comandante e o robô a conversarem durante largos minutos. Wakata voltou à Terra em maio e, na semana passada, o Kirobo publicou um vídeo melancólico dizendo que está um pouco cansado e que vai descansar, mas que espera que todos olhem para o céu às vezes e pensem nele, Kirobo.
Sabe-se que a viagem de regresso de Kirobo estava marcada para este ano, mas foi adiada e só deverá acontecer no próximo ano, explica a Cnet. O robô tem tecnologia de reconhecimento facial e processamento linguístico, tira fotos e atualiza a sua conta de Twitter com regularidade.
O Kirobo foi desenvolvido para fazer companhia a todos os tipos de utilizadores, não só os mais velhos. «Com os estilos de vida a alterarem-se constantemente, pessoas de todas as idades estão a viver sozinhas. Uma nova interface robô-humano talvez seja a melhor forma de resolvermos este problema», explicam os mentores do projeto Kibo Robot.
Há uma app para se saber onde é que o Kirobo está a qualquer altura, o que poderá ser uma boa forma de o fazer sentir-se acompanhado.