A Continental apresentou um novo Head-Up Display com Realidade Aumentada (AR-HUD), que, além de “mostrar” ao condutor eventuais perigos, também o ajuda a navegar através do trânsito. O objetivo é que, com a informação virtual inserida na visão real do exterior, os condutores reconheçam intuitivamente o significado do que estão a ver à sua frente.
Este AR-HUD foi desenvolvido a partir do anterior HUD, sendo que a informação aparece agora de forma a não interferir na condução. Por exemplo, ao navegar, um símbolo indica ao condutor a forma de uma curva que se aproxime, enquanto os controles de distância (CruiseControlAdaptivo, ACC), se ativados, avisam o condutor da presença de outros veículos.
A solução da Continental reflete ainda informação a cores que esteja diretamente relacionada com a condução no para-brisas do veículo, permitindo ao condutor saber em que ponto deve virar sem ter de olhar alternadamente para o ecrã de navegação e para a estrada. Esta funcionalidade tem por base uma tecnologia com um dispositivo de micro-espelho (DMD), tal como a que é usada nas projeções de cinema digital.
Três aplicações exemplificativas foram instaladas no veículo de demonstração da Continental do AR-HUD: Aviso de Saída de Faixa/Aviso de Desvio da Trajetória (Lane Departure Warning – LDW), Cruise Control Adaptativo (ACC) e navegação. A informação relacionada com cada aplicação é refletida no traçado da estrada, complementando a realidade com comentários e informações adicionais.
Esta tecnologia está ainda em desenvolvimento, mas a Continental pensa ter o Head-up Display com Realidade Aumentada pronto para produção em série em 2017.