
O objetivo é simular a verdadeira interação entre um professor e um aluno. Na Universidade de Washington, uma equipa de investigadores conseguiu colocar programas de computador a ensinar outros programas como deviam jogar Pac-Man. A simulação foi bastante realista e o computador-aluno demonstrou alguma dificuldade em aprender a jogar, mas rapidamente ultrapassou a perícia do computador-professor.
Matthew E. Taylor, um dos responsáveis pela investigação, diz que os «robôs são bastante burros» e que até os mais avançados «ficam confusos facilmente. Quando isso acontece, param de trabalhar».
Um dos objetivos deste estudo é fazer com que os robôs sejam capazes de ensinar as suas tarefas a outros robôs ou mesmo a alunos. O maior desafio que a equipa enfrentou foi conseguir programar o momento em que o computador-professor teria de dar o seu conselho ao computador-aluno. Se não desse nenhum conselho, o aluno não sentia que estava a aprender. Por outro lado, se estivesse sempre a intervir, o aluno fartava-se e desligava-se da experiência.
Veja o vídeo que a Universidade preparou sobre o tema.