
Durante três dias, Guimarães volta a ser a capital da robótica em Portugal. A organização da RoboParty 2014 espera acolher mais de 500 aficionados (450 participantes inscritos nos vários eventos e competições) entre 6 e 8 de março.
O evento pretende funcionar como uma maratona de robótica: a organização, da responsabilidade da Universidade do Minho e da empresa SAR, lembra que a RoboParty 2014 é um «evento “non-stop”, 24 por dia, onde os participantes trazem um saco cama e dormem no pavilhão, em local devidamente preparado para o efeito».
A entrada no evento é gratuita e as equipas e participantes poderão ficar com os robôs que construam durante os três dias de maratona robótica.
«Este ano estão inscritas 109 equipas (capacidade máxima) provenientes dos mais variados pontos de norte a sul do país, inclusive uma equipa vinda expressamente da Dinamarca, o que traduz o sucesso do evento. A faixa etária predominante é entre os 15 e os 18 anos, tendo o participante mais novo 10 anos e o mais velho 65 anos de experiência de vida», recorda o comunicado da organização da RoboParty 2014.
O comunicado da RoboParty 2014 destaca ainda o dia de sábado como o que, provavelmente, captará maior atenção do público, devido à realização de várias provas robóticas. Nesse dia, tem lgar, às 14h30, final de dança robótica – considerada um dos momentos altos da RoboParty 2014.
A par das competições e da construção de robôs, os participantes poderão ainda participar em várias atividades lúdicas.