
Em 1999, Thomas Fink e Yong Mao, da Universidade de Cambridge, estimaram que havia 85 formas diferentes de dar um nó numa gravata. Agora, Mikael Vejdemo-Johansson, do KTH Royal Institute of Technology estimou que existam 177 mil formas. O matemático sueco inspirou-se numa parte do The Matrix Reloaded e num tutorial do YouTube que explicava como dar um nó de gravata igual ao da personagem O Merovíngio. Havia outras formas mais exóticas, como Eldredge ou Trinity, que não também não estavam contempladas no estudo de Fink e Mao, explica a New Scientist.
Estes dois investigadores usaram uma linguagem formal lógica, onde atribuíram um símbolo a cada posicionamento da gravata, direção por onde passa a ponta e o final. As presunções que foram assumidas deixaram de fora uma série bastante vasta de outros nós que é possível fazer.
Vejdemo-Johansson vai rescrever o estudo de Fink e Mao de forma a incluir as novas combinações agora detetadas. Nesta nova tentativa, será também simplificada a linguagem usada, nomeadamente na sequência de processos possíveis. Fink e Mao também reduziram o número de movimentos necessários antes de se completar o nó. A equipa do matemático sueco estima que possam ser precisos até 11 movimentos. Contas feitas, a equipa considera que há 177,147 formas diferentes de dar um nó numa gravata.
Veja o site preparado por esta equipa e que sugere nós aleatoriamente.