A vergonha associada ao tamanho do pénis está apenas na cabeça de cada um. Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine conclui que há homens bem abonados que têm vergonha do seu pénis e que há quem não tenha sido “abençoado”, mas que continua a transmitir uma confiança inabalável. David Veale, coordenador do estudo, explica que a vergonha do pénis, tal como outras insatisfações com partes do corpo, não está relacionada com a realidade.
Agora, em King’s College, foi conduzida uma investigação com 173 homens que responderam a perguntas e 43 que também concordaram em que o seu pénis fosse medido. O estudo conclui que há homens com receio de serem abandonados ou rejeitados por causa do tamanho do seu órgão sexual. As respostas dividem-se em três grandes grupos: 30% estão insatisfeitos com os seus genitais, 35% estão bastante satisfeitos e os restantes estão entre satisfeitos e insatisfeitos.
Os investigadores mediram pénis desde os 7 aos 18 centímetros, flácidos, e desde os 10 aos 20 centímetros eretos.
Os inquiridos mais velhos e os bissexuais mostraram maiores níveis de ansiedade, enquanto se prova que os gays e bissexuais têm tipicamente mais constrangimentos a nível da sua imagem corporal.
Outros estudos recentes demonstram que as mulheres não ligam ao tamanho do pénis desde que flácido tenha 7,59 centímetros. Em 2012, um outro estudo mostrou que as mulheres que procuram atingir orgasmos vaginais preocupam-se mais com o tamanho do que as outras.