![Group Photo.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1767037Group-Photo.jpg)
Na versão de 2013, a Imagine Cup ganhou um novo figurino das competições de desenvolvimento de aplicações e software para o universo Microsoft. Este ano, a competição que está a decorrer na cidade russa de São Petersburgo não vai contar com eliminatórias. O que significa que todos os participantes deverão fazer as apresentações para o o júri e para o público – e esperar até ao anúncio final para saber qual o trabalho vencedor.
A competição de 2013 vai contar três modalidades principais (“Cidadania”; “Jogos”; e “Inovação”) e ainda quatro desafios online dedicados a temas específicos (apps para Windows 8; apps para Windows Phone; soluções para a plataforma Azure; e um jogo de cultura geral). As três modalidades principais, além da exposição mediática, têm ainda o atrativo do prémio, que está fixado em 50 mil dólares para os primeiros classificados.
A par das competições, vão ser atribuídos prémios relativos a dois desafios temáticos e 12 prémios relacionados com aplicações específicas para determinadas tecnologias ou funcionalidades.
No total vão ser entregues prémios superiores a um milhão de dólares.
A Microsoft já deu a conhecer alguns números sobre uma das maiores competições de geeks do mundo: 87 equipas e 309 estudantes de 71 países vão estar, até quinta-feira, em São Peterburgo para dar a conhecer as suas propostas tecnológicas para o “universo Microsoft”.
A representação portuguesa é assegurada por Ana Ferraz, estudante de doutoramento da Universidade do Minho, que vai concorrer nas modalidades de “Cidadania” e “Inovação” com um detetor de tipo de sangue que além de ser portátil ter custos reduzidos, apresenta resultados em poucos minutos.
Wi-Go, um carrinho de compras robótico desenvolvido por estudantes da Universidade da Beira Interior, garantiu um terceiro lugar na edição do Imagine Cup de 2012, que realizou na Ucrânia. Foi a melhor classificação de sempre de uma equipa portuguesa nesta competição tecnológica.