O projeto da empresa Azorean, uma spin-off da portuguesa YDreams, conseguiu chegar à lista dos dez semifinalistas do concurso Insert-a-Coin do Engadget. Esta competição tem como objetivo encontrar os melhores gadgets que procuram financiamento coletivo, ou seja, em redes de crowdfunding.
Agora o Ziphius está à procura de um lugar entre os cinco finalistas, que vão ser apurados numa votação online organizada pelo Engadget.
De acordo com o comunicado da YDreams, «o Ziphius é rápido e estável e pode ser usado em piscinas, lagos e mar. Inclui uma câmara com tilt que captura imagens subaquáticas e permite ao utilizador pilotar o Ziphius como se estivesse sentado ao seu leme. Basta pôr o drone na água e começar a pilotá-lo imediatamente usando a aplicação de controlo disponível para iOS e Android. Nos smartphones e tablets, é ainda possível instalar jogos que usam realidade aumentada e processamento de imagem para permitir ao Ziphius ter comportamentos autónomos e navegar em mundos aquáticos imaginários».