
Ir onde nenhum mulher tinha ido antes
Nasa
Chegou ao espaço em junho de 1983 a bordo do Challenger naquela que era a segunda missão deste vaivém. Sally Ride tinha apenas 32 anos e esse voo tornou-a a primeira mulher norte-americana a ir para o espaço e a pessoa mais nova de sempre a fazer parte de uma missão da Nasa. Mas o processo que a fez chegar ao espaço começou muito antes. Foi em 1978 que foi escolhida para integrar a missão espacial norte-americana. Um processo de seleção que envolveu nove mil norte-americanos que se candidataram após um anúncio que a Nasa colocou nos jornais.
Não foi a primeira mulher a chegar ao espaço. Essa distinção está entregue à russa Valentina Tereshkova que 20 anos antes já tinha visto a Terra do espaço.
Ontem, foram muitas as personalidades norte-americanas que publicaram mensagens de pesar pelo desaparecimento de Sally Ride que lecionava em Standford, escrevia livros para crianças sobre o espaço e tinha uma fundação, Sally Ride Science, que fomenta a aprendizagem da ciência junto das gerações mais novas.