![internet-detective.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1336883internet-detective.jpg)
E que tal ir ao oculista, hein?
Sriram Chellappan and Raghavendra Kotikalapudi são dois investigadores que afirmam conseguir criar um software que detete sintomas de depressão e que, para isso, só precisa de analisar o histórico de navegação do utilizador.
A experiência decorreu junto de 216 estudantes universitários que preencheram um questionário sobre a forma como se sentiam e se se sentiam deprimidos. O estudo concluiu que 30% dos estudantes afirmava sentir sinais de depressão. O passo seguinte, com a autorização dos envolvidos, foi analisar o histórico da Net de cada um destes voluntários, noticia a Forbes.
Os investigadores concluem que existem comportamentos específicos que podem indiciar a depressão: navegar de app em app, rapidamente; partilhar muitos ficheiros; abusar do uso do email; consumo excessivo de vídeos, chats e jogos online. Basicamente, todos os utilizadores da Internet estariam deprimidos. A dupla de cientistas diz que consegue criar um modelo de software para ser instalado em PCs e smartphones para alertar se o utilizador está a revelar indícios de estar deprimido.