Segundo o The Verge, o teste levado a cabo em Espanha foi um sucesso. O projeto SARTRE (Safe Road Trains for the Environment) envolveu três Volvos nas estradas públicas de Espanha, que percorreram 200 km sem problemas.
Relativamente ao projeto de carros autónomos da Google, o SARTRE difere por ser uma caravana de veículos autónomos, conduzida por um carro “líder” conduzido por um condutor profissional. Cada veículo segue o que está à sua frente recorrendo a uma rede sem fios e a um conjunto de câmaras, radares, sensores e sistemas laser para avaliar a direção e velocidade.
O projeto, fundado pela Comissão Europeia, tem como objetivo melhorar a segurança nas estradas e diminuir o impacto ambiental deste meio de transporte, sem ser necessário alterar de forma profunda as infraestruturas rodoviárias existentes.
Este teste foi feito a 80 km/hora, com uma distância de seis metros entre cada carro. A Comissão Europeia estima que este tipo de veículos autónomos seja capaz de reduzir em 20% as emissões para a atmosfera, comparativamente a um carro conduzido por um humano.