![A Chi-b (P3) foi pela primeira vez vista no LHC](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1209464A-Chi-b-P3-foi-pela-primeira-vez-vista-no-LHC-.jpeg)
Os jovens vão poder ver onde é que o CERN descobre os segredos do Universo
A "descoberta" foi feita após uma colisão de partículas de protões nas infraestruturas subterrâneas do LHC, que ocupam vários quilómetros das zonas fronteiriças da França e da Suíça.
Segundo os cientistas da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (responsável pelo LHC e conhecida pela sigla CERN) a Chi_b (3P) pode ser classificada como um dos estados assumidos pela já conhecida partícula Chi.
Já há alguns anos que os cientistas tinham a ideia da existência desta partícula, mas só agora foi possível vê-la "em ação", informa a BBC.Os investigadores que se encontram no LHC admitem que a confirmação da existência desta partícula subatómica possa revelar-se útil para revelar alguns segredos sobre a formação do universo.Roger Jones, um dos especialistas que trabalham com o detetor Atlas do LHC, explica o que viu durante as experiências levadas a cabo nos últimos tempos: "A nova partícula resulta da junção de um "beauty quark" e de um "beauty antiquark".
De acordo com as enciclopédias disponíveis na Web , os quarks são partículas elementares para a constituição da matéria.
Existem seis tipos de quarks, sendo um desses tipos conhecido por "beauty" ou "bottom quark" (por questões de nomenclatura científica optou-se por não traduzir, neste texto, "beauty" e "bottom" para português).
Os antiquarks têm uma massa equivalente à dos quarks, mas dispõem de uma carga elétrica negativa.
Roger Jones lembra que a Chi_b (P3) também pode ajudar a perceber a força que mantém juntos quarks e anti-quarks. O investigador britânico admite ainda que esta poderá ser a força nuclear que permite manter juntos os protões e os neutrões dentro de um núcleo atómico. A confirmação da existência da Chi_b (3P) acaba por surpreender toda a comunidade científica que, nos últimos tempos, tinha centrado a atenção na possível "descoberta" do já famoso “Bosão de Higgs” , a partícula que, alegadamente, constitui todo o tipo de matérias existentes no universo.