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O estudo incidiu sobre as menções e as pesquisas inseridas na internet relativas a títulos de filmes, músicas que estão no top 100 do Billboard e ainda videojogos.
Em qualquer dos casos, os investigadores da Yahoo! concluíram que existe uma relação muito forte entre o número de alusões a um filme, a uma música ou a um videojogo e o sucesso comercial que registam quando chegam ao mercado, informa a BBC.
Para desenvolverem um sistema de previsões, os investigadores da Yahoo! criaram um modelo que combina as várias condições de sucesso de um determinado produto. Neste modelo, é inserido um volume de dados recolhido na Internet, que permite fazer previsões até seis semanas antes do sucesso – ou do falhanço comercial – de um produto.
Antes da Yahoo!, já a HP e a Google tinham realizado estudos similares que demonstram uma relação entre um acontecimento e o número de menções ou pesquisas encontradas na Net.
Os investigadores da Yahoo! não têm dúvidas de que esta ferramenta pode revelar-se especialmente útil para os gabinetes de marketing de várias companhias, uma vez que permite trabalhar com dados que ainda não são usados no desenvolvimento de campanhas comerciais.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
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