O projeto Drive In resulta de uma parceria entre o Instituto de Telecomunicações (IT) e a NDrive e conta com a participação de 500 viaturas da Raditáxis, do Porto.
Numa primeira fase, a rede sem fios vai servir apenas para fornecer, em tempo real, informação sobre o fluxo do trânsito em vários pontos da cidade.
Posteriormente, os investigadores do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto contam usar esta rede, cuja cobertura varia consoante a localização das viaturas, para testar sistemas de ultrapassagem inteligente, ou de deteção de veículos considerados suspeitos pelas autoridades.
Outro dos grandes atrativos projeto é o desenvolvimento de semáforos virtuais, que deverão ser instalados no interior dos automóveis e têm como objetivo substituir ou complementar os semáforos tradicionais.
De acordo com simulações levadas pelos investigadores portuenses, o fluxo de trânsito da Invicta poderia registar melhorias de 60% se todos os veículos estivem equipados com semáforos virtuais.
No vídeo inserido nesta página, pode conhecer os pormenores do projeto Drive In.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail