![users_0_13_matrux-154e.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/850378users_0_13_matrux-154e.jpg)
Um comunicado da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coiimbra (FCTUC) informa que Pedro Oliveira desenvolveu o novo método de raciocínio computacional a partir da lógica de Markov, que se distingue pela capacidade de análise da incerteza e da complexidade.
Além de ter obtido a nota máxima (20), a tese de mestrado Probabilistic Reasoning in the Semantic Web using Markov Logic ganhou o prémio nacional da Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial (APPIA), podendo abrir caminho a futuras aplicações em ambiente real.
Paulo Gomes, orientador da tese de mestrado, considera que o trabalho agora premiado pode revelar especial utilidade no desenvolvimento da futura Web semântica, aproximando a capacidade de interpretação das máquinas da linguagem humana.
Com base na Lógica de Markov, Pedro Oliveira criou um sistema que consegue escolher hipóteses mais prováveis e eficientes entre um grande número de possibilidades ou significados possíveis. É devido a esta faculdade que os investigadores de Coimbra acreditam ter criado uma ferramenta que não só evita ambiguidades como pode estruturar a informação dispersa pela Internet através de uma camada semântica.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail