“Elementar”, como diria o famoso detetive Sherlock Holmes. Assim é a solução de proteção e segurança da VIASAT Connect para bicicletas que, em caso de roubo, permite saber a sua localização e que, em caso de acidente, alerta a central de operações da marca para acionar os meios de emergência necessários. “O Sherlock Bike é um dispositivo instalado de forma oculta em bicicletas que, depois de parqueada e ativo o modo de segurança, e caso exista um movimento da bicicleta, o proprietário recebe um alerta e pode localizar a bicicleta em tempo real”, explica Jorge Almeida, Business Developer Manager na área de B2C da TRACKiT, que endereça o mercado com a marca VIASAT Connect. Segundo o responsável, esta é uma solução muito procurada no contexto atual, uma vez que a utilização deste tipo de veículos tem crescido de forma exponencial, quer por força da pandemia, quer pela crescente preocupação com o ambiente e com o bem-estar físico. Além disso, acrescenta, “é uma solução inovadora pelas caraterísticas do hardware e aplicacionais, e muito simples de usar”. O dispositivo, que tem o custo de 150 euros e inclui contrato de acesso internet e comunicações durante 24 meses, encaixa no interior da manete do guiador da bicicleta emitindo o seu sinal através de Bluetooth e enviando alertas (roubo ou bateria fraca) para a aplicação móvel. A bateria, recarregável através de um cabo USB ligado a qualquer fonte de energia, tem a duração de 7 dias em modo standby, e de 10 horas a quatro dias em modo de roubo.
Para o mercado automóvel e dos motociclos, as soluções VIASAT Auto e VIASAT Moto, complementam a oferta de soluções de proteção e segurança para particulares da VIASAT Connect. Semelhantes ao Sherlock Bike, estas soluções permitem a localização em tempo real em caso de roubo, mantendo a ligação permanente com a central de operações da marca e com as autoridades. O mesmo acontece em caso de emergência médica.
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No caso dos motociclos, além das funcionalidades de localização e de prestação de auxílio em caso de acidente, a VIASAT Moto dispõe de um conjunto de alertas, tais como perímetros georreferenciados automáticos em que, se a mota se deslocar ou se for ‘elevada’ para ser colocada num reboque, é enviado um alerta para a aplicação ou para a central de operações de segurança. “Outras funcionalidades incluem a disponibilização de rotas percorridas sobre o mapa, perfil de utilização e índice de risco”, reforça Jorge Almeida. Já os preços podem variar entre os 6,99€ mensais, 179,87€ para anuidade, e os 278,75€ a pronto pagamento para a solução VIASAT Auto, consoante o nível de serviço.
Além do segmento B2C, a VIASAT Connect endereça também clientes B2B, entre os quais se destacam as empresas de aluguer, companhias de seguros, financeiras, bem como as marcas e distribuidores de carros, motas e bicicletas. Nesta área, como refere Jorge Almeida, os benefícios prendem-se com a disponibilização de informação (dados) e serviços de valor acrescentado que “conduzem a aumentos de eficiência, redução de custos, retenção de clientes e complemento da oferta com serviços inovadores”.
Décadas de experiência e de know-how
Com mais de 30 anos de experiência e de presença no mercado, o Grupo VIASAT, um dos principais operadores na Europa no fornecimento de serviços e soluções telemáticas de informação via satélite e IoT para a segurança e proteção de pessoas, veículos e bens, adquiriu, em 2018, 60% da empresa portuguesa TRACKiT Consulting. Desta aquisição nasceu uma nova área de negócio para a comercialização das soluções do Grupo VIASAT no mercado português e a nova marca VIASAT Connect. “O Grupo fornece serviços de valor acrescentado através da transformação de dados (recolhidos através de dispositivos de satélite e utilizando algoritmos proprietários) em informação que, por sua vez, é simplificada através do processamento e disponibilizada ao cliente final”, explica Jorge Almeida.
Arranjar um parceiro que “nos desse as ferramentas necessárias para crescer tanto no mercado nacional como no internacional” foi, nas palavras de Paulo Fournier, CEO da TRACKiT, o grande objetivo desta fusão. “Desde muito cedo que a nossa meta passava por nos tornarmos numa empresa respeitável no mercado e por chegar à liderança no que se refere a grandes frotas e sistemas complexos de gestão de frota”, salienta.
Atingido o objetivo, a TRACKiT decidiu endereçar novos mercados empresariais, bem como entrar na área de consumo. Para fazê-lo, necessitava de um parceiro que “ajudasse nessa tarefa e que connosco partilhasse o processo, conhecimento, métodos e ferramentas para atingirmos essas áreas de negócio com sucesso”, conta o CEO. Hoje, reconhece Paulo Fournier, graças a essa parceria, o leque de soluções da empresa aumentou substancialmente, oferecendo agora soluções como a recuperação de viaturas roubadas, sejam elas ligeiras, motociclos ou bicicletas. Além disso, estando o Grupo VIASAT presente em toda a Europa, esta visão global e, ao mesmo tempo, local permitiu aproveitar sinergias das diferentes subsidiárias, trazendo valor acrescentado direto aos clientes.
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Ainda assim, três anos depois, o CEO tem alguma dificuldade em fazer um balanço completo deste ‘casamento’. “O ano de 2020 foi completamente atípico, mas pôs à prova, de uma forma impensável, esta união”, diz o responsável, admitindo que não consegue imaginar como seria passar por toda esta turbulência causada pela pandemia sem a ajuda destes parceiros. “Seria de um esforço herculano ultrapassar todas essas vicissitudes e estarmos onde estamos hoje”.
O desafio da pandemia obrigou a TRACKiT a redefinir a sua estratégia de crescimento em tempo record para conseguir “sobreviver e chegar ao final do ano com saúde e sairmos ainda mais fortes”. Na opinião do CEO, a grande mais-valia da empresa foi dispor de uma solução madura na otimização e gestão de rotas e serviços, “o que se tornou fulcral para os nossos clientes transportadores, que viram as suas encomendas aumentadas drasticamente, trazendo novos desafios de logística praticamente de um dia para o outro”. Paulo Fournier acredita que a TRACKiT desempenhou um papel fundamental ao fornecer as ferramentas necessárias para que todo o processo fosse agilizado e otimizado, de forma a garantir que todas as pessoas recebessem as suas encomendas a tempo e horas e com o menor custo possível para os seus clientes.
Para 2021, a área de B2C, que ainda não tem grande expressão na empresa, é a grande aposta para que venha a tornar-se numa área vital.