O avião de 4,8 metros de comprimento, 4 metros de envergadura e não tripulado Mk-II Aurora é alimentado por motores de foguetão e conseguiu agora quebrar a barreira do som com velocidades de Mach 1.1 (cerca de 1.355 km/h). A Dawn Aerospace, com sede nos Países Baixos e na Nova Zelândia, é uma das muitas startups a tentar retomar o setor da aviação supersónica e revela ter conseguido fazer um voo experimental.
O voo de testes foi realizado a 12 de novembro e este Aurora conseguiu atingir velocidades acima da barreira do som e uma altitude de 25.150 metros. A empresa destaca ainda outros recordes para uma aeronave civil, como a subida para os 20 quilómetros de altitude mais rápida, em apenas 118,6 segundos, 4,2 segundos mais rápido do que conseguiu um F-15 especialmente modificado, na década de 1970.
A empresa pretende conseguir alcançar velocidades de 3,5 Mach a uma altitude de 100 quilómetros, onde o Aurora possa ser usado para investigação da microgravidade, ciência atmosférica, observação da Terra ou testes de voos de alta velocidade.
Stefan Powell, CEO da Dawn Aerospace, destaca ao New Atlas que “confirmámos agora o Aurora como o veículo com taxa de subida mais alta. Este marco define o caminho para o Aurora ser a aeronave que voa mais alto e mais rápido e assinala o caminho para ser a primeira aeronave hipersónica operacional, redefindo o que é possível na aviação”.