A SpaceX quer aumentar o ritmo de lançamentos espaciais em 2024 e chegar aos 12 lançamentos por mês. Um dos principais motivos para o aumento é a preparação do serviço ‘Starlink Direct to Cell’, no qual a SpaceX quer ter satélites Starlink melhorados com a capacidade de se ligarem diretamente aos telemóveis dos utilizadores.
A empresa espacial de Elon Musk planeia lançar 12 foguetões Falcon por mês, para um total de 144, em 2024. Até agora, a maioria das cargas dos foguetões foi sempre satélites Starlink (60% dos lançamentos em 2023). Um porta-voz da SpaceX confirmou que “com mais de dois milhões de utilizadores, precisamos que a constelação esteja atualizada (…) Também estamos a olhar para as comunicações celulares com a Starlkink e isso é uma funcionalidade chave que vai ser adicionada no próximo ano com estes 144 voos”, cita o ArsTechnica.
Se se considerar que a SpaceX teve 31 lançamentos em 2021, número que subiu para os 61 em 2022 e deve chegar aos 100 até ao final de 2023, é fácil perceber o ritmo crescente da empresa norte-americana. Importa frisar também que a tecnológica está a apostar na reutilização dos foguetões Falcon: inicialmente teve sucesso com 9 reaproveitamentos, depois passou para os 15 e agora está a certificar cada foguetão para 20 reutilizações, embora admita que vai ter de rever em alta este número.
A equipa de engenharia da SpaceX reduziu o tempo que necessita para reconfigurar a rampa de lançamentos da Florida, para conseguir fazer face ao maior ritmo de lançamentos. “Não se consegue mudar para este tipo de números simplesmente aumentando o número de pessoas ou de turnos. Tivemos de mudar fundamentalmente a forma como operamos. Tivemos de aumentar o ritmo de passagens à primeira, para que haja menos necessidade de inspeções depois”, conta a mesma fonte.
Além da carga expectável para a Starlink, a SpaceX vai ter também aumento de procura de outros clientes, como a NASA, a Força Aérea dos EUA ou mesmo outras empresas.