Já se sabia que o Volkswagen e-Up! iria ganhar autonomia e descer de preço. Agora ficamos a saber os valores para Portugal. De acordo com o comunicado do representante da marca, o Volkswagen e-Up! passa a custar €22.763, bem menos que os €26.259 pedidos anteriormente. Não menos importante, a autonomia cresceu antingindo agora a marca dos 261 km de acordo com as medições WLTP, ou seja, um autonomia que pode ser atingida em condições reais de condução.
Se considerarmos que o Orçamento de Estado em discussão contempla um apoio de €3000, é muito provável que, para particulares, o novo e-Up! possa ficar com um preço final abaixo dos €20.000, tornando-se o primeiro carro elétrico a quebrar esta barreira de preço em Portugal.
O novo e-Up! inclui um bateria com 36,8 kWh de capacidade (32,3 kWh utilizáveis), motor de 61 kW (82 cavalos) e é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 12 segundos. A velocidade máxima é de 130 km/h. O consumo médio anunciado é de 12,7 kWh/100 km.
No que a carregamentos diz respeito, este elétrico suporta corrente alternada até 11 kW (Postos de Carregamento Normal públicos e carregadores domésticos) e corrente contínua até 40 kW (Postos de Carregamento Rápido), situação que permite carregar 80% da bateria em menos de 1h.
De acordo com o comunicado de imprensa, «o e-up! diferencia-se do modelo base do up! pela otimização do desenho aerodinâmico. Uma característica marcante para a sua identificação na seção dianteira é a montagem de LED diurnos em forma de C a circunscrever a curvatura do para-choques, destacando ainda o novo logótipo da Volkswagen num visual 2D. As embaladeiras e o piso inferior também foram aerodinamicamente melhoradas e as faixas em azul na frente e na traseira indicam o sistema de acionamento elétrico. O novo e-up! está equipado com jantes de liga leve de 15 polegadas “Blade” polidas com pneus de baixa resistência ao rolamento. Em opção, estão disponíveis jantes de 16 polegadas “Upsilon”. O comprimento total deste modelo de quatro portas e de quatro lugares é de 3,6 metros, a largura de 1,7metros e a altura de 1,5 metros. Dimensões compactas que não impedem de oferecer uma grande versatilidade: volumetria para as bagagens entre 251 e 941 litros, bancos traseiros rebatíveis assimetricamente (60:40) e piso duplo da bagageira que permite carregamentos e descargas mais confortáveis».