A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) está à procura de ideias que permitam explorar e até habitar os túneis e cavernas que existem na Lua. «Enquanto a superfície da Lua tem sido bem documentada com câmaras a bordo de vários satélites, pouco se conhece sobre a presença e natureza das cavidades no subsolo», explica a ESA em comunicado.
A organização está à procura de soluções de exploração e mapeamento da rede de túneis que existem no satélite natural, mas também procura opções «de abrigo de longo termo» para que possam existir «visitantes humanos na Lua», explicou Franceso Sauro, diretor de treino geológico para astronautas, na mesma publicação.
As cavernas e túneis podem servir de proteção a radiações cósmicas e micrometeoritos, mas também dar acesso privilegiado a água em gelo e outros recursos que possam estar no subsolo lunar.
«Os conceitos das missões podem ser baseados num único veículo ou em sistemas distribuídos de satélites, robôs ou veículos que operam em conjunto», acrescentou Loredana Bessone, líder de treinos análogos da ESA, sobre as ideias que podem ser submetidas.