Isenção de portagens para veículos elétricos, financiar a renovação do parque automóvel com mais de 12 anos e instalar dezenas de pontos de carregamento para automóveis elétricos são algumas das medidas propostas pela Renault no seu ECO-Plan. A iniciativa apresentada hoje é descrita como «ambiciosa e inédita» e assenta em cinco planos: ECO Abate, Classe Zero, ECO Charge, ECO Tour e ECO Mobility.
O ECO Abate é uma aposta para a renovação do parque automóvel, de forma a contribuir para um melhor ambiente e uma circulação mais segura. As contas da Renault indicam que há 2,5 milhões de automóveis com mais de 12 anos em circulação em Portugal e todos terão sido homologados com normas Euro 2, 3 ou 4, ou seja, com emissões poluentes muito superiores às dos automóveis atuais. Com base em valores estimativos, a média de emissões destes carros será pelo menos de 180 g/km, contra os 130 g/km de um automóvel equivalente atual, também equipado com motor a diesel. Ou seja, ao fim de 10.000 km, um automóvel recente emite, no mínimo, menos meia tonelada de CO2. O projeto de renovação visa também uma circulação mais segura, uma vez que estes automóveis não apresentam os sistemas mais básicos de segurança disponíveis atualmente e uma maior economia ao nível de consumos. O ECO Abate pressupõe um apoio financeiro para clientes particulares na aquisição de automóveis novos, indepentemente do modelo ou motorização escolhidos, em toda a gama da marca.
O segundo vector deste plano é o Classe Zero, que visa a oferta de uma Via Verde com um carregamento de 200 euros de saldo para utilização em portagens. Esta medida pretende quebrar o conceito de que os automóveis elétricos se destinam apenas à circulação em cidade.
Em terceiro lugar, a Renault quer responder à preocupação da facilidade de acesso aos pontos de carregamento com a montagem de mais 60 postos em estabelecimentos da Rede de Concessionários em todo o país, ilhas incluídas. Estes postos de acesso público serão de carga acelerada (22 kW) ou carga rápida (43 kW). Para este início de ano, a Renaul pretende abrir um centro de reparação de baterias e aumentar o número de Centros Expert ZE.
O plano ECO Tour prevê a organização de exposições em centros comerciais em 13 cidades, a partir de fevereiro, para ajudar a esclarecer dúvidas e divulgar a mobilidade elétrica e de seminários para empresas com as mais variadas entidades ligadas ao segmento.
Por último, com o plano ECO Mobility, a Renault pretende democratizar o acesso aos produtos de aluguer operacional para todos os modelos Renault e Dacia aos clientes particulares. O objetivo, segundo o comunicado de imprensa, é que estes possam «poder escolher uma solução de mobilidade que lhes permita usufruir da utilização do automóvel, indepentemente do segmento ou do tipo de motorização, e claro sem a obrigatoriedade da posse, e consequentemente da aquisição, do automóvel».
A fabricante que comemora 40 anos e mais de 1,5 milhões de automóveis vendidos pretende abranger clientes particulares, sem esquecer o segmento empresarial.