A Tesla entregou nesta segunda-feira, 30 de dezembro, os primeiros carros produzidos na fábrica da marca na China. A empresa assinalou o momento com um evento no qual entregou os primeiro 15 veículos a outros tantos funcionários da Tesla, produzidos na fábrica situada em Shangai.
Além de marcar o início das entregas da fábrica na China, o momento também se destaca pelo facto de a Tesla ter conseguido montar uma linha de produção automóvel em menos de um ano – a construção da fábrica na China só começou em janeiro e demorou 357 dias a ficar pronta.
O objetivo inicial da Tesla era entregar os primeiros carros “made in China” antes de 25 de janeiro de 2020, altura em que se celebra o novo ano chinês. A aposta de dois mil milhões de dólares, cerca de 1,78 mil milhões de euros, que a Tesla fez na China vai traduzir-se em carros mais baratos para os consumidores locais: até aqui um Model 3 importado custava cerca de 440 mil renminbis (€56.000) e agora custa 355 mil renminbis (€45.400).
Wang Hao, diretor da Tesla na China, avançou à agência Reuters que atualmente a fábrica de Shangai já está a produzir 280 carros por dia e que as vendas do Model 3 têm sido «muito boas». A empresa pretende ainda duplicar a equipa comercial que tem no país asiático, para um total de 1500 funcionários apenas para a área de vendas. A China é atualmente o maior mercado mundial de carros elétricos, tendo sido vendidos 1,3 milhões de veículos em 2018.
A fábrica na China é a terceira da Tesla em todo o mundo, depois das duas que já existem nos EUA. A quarta grande fábrica da empresa vai ficar situada em Berlim, na Alemanha, e deverá ficar operacional em 2021 – onde a empresa espera produzir 500 mil carros por ano.