A Volvo revelou mais pormenores sobre o primeiro elétrico da marca sueca, incluindo a denominação do modelo: XC40 Recharge. Tem por base a mesma plataforma dos atuais SUV XC40, que permite aproveitar as vantagens de uma arquitetura totalmente elétrica. Algo que não é habitual em plataformas multi-energia onde normalmente se fazem várias concessões nas versões elétricas, como perda de espaço interior, para acomodar as baterias. Como é típico de elétricos criados de raiz, o XC40 usa uma arquitetura tipo skate, com as baterias na base, entre os dois eixos, e com o sistema de motor/transmissão traseira (tem tração integral) ao mesmo nível. Apesar de o motor elétrico frontal estar a um nível um pouco mais elevado, há espaço para uma mala frontal, uma vantagem típica das plataformas totalmente criadas para elétricos.
Em conjunto com a revelação do carro em Los Angeles, a Volvo apresentou uma nova estratégia com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2040 em todos os processos da marca, não só ao nível das emissões dos carros, mas também em toda a cadeia de produção, incluindo a escolha de fornecedores que deem garantias de sustentabilidade ambiental. E há outro objetivo mais imediato: reduzir a pegada carbónica em 40% até 2025. O que significa, por exemplo, aumentar a utilização de energia de fontes renováveis nas fábricas da Volvo e dos respetivos fornecedores. E, é claro, aumentar a gama de carros eletrificados do tipo híbrido plug-in e 100% elétricos. A marca sueca considera que «a chegada dos modelos elétricos constitui a maior mudança na história da indústria automóvel» e, por isso mesmo, a Volvo deixou claro que vai seguir a via da eletrificação e garantiu que já cumpriu a primeira promessa: toda a nova gama inclui versões eletrificadas. A nova promessa é o lançamento de um modelo 100% elétrico por ano nos próximos cinco anos.
Google no interior
Voltando ao XC40 Recharge, a Volvo anunciou características que apontam este carro para um segmento premium. A bateria com 78 kWh (75 kWh usáveis) deverá permitir uma autonomia WLTP superior a 400 km e a aceleração dos 0 aos 100 será conseguida em 4,9 segundos. A potência de carregamento máxima é de 150 kW (corrente contínua), o que permitirá recuperar 80% da bateria em 40 minutos em postos que disponibilizem essa potência (por enquanto, a rede pública Mobi.E está limitada a 50 kW). O carregador interno é de 11 kW, ou seja, o XC40 Recharge poderá carregar a potências até 11 kW em postos de carregamento normal ou wallboxes (corrente alternada). Dados que apontam para um veículo de alto desempenho. Como seria de esperar da Volvo, foi dado um forte enfoque à segurança, com a marca a garantir que o XC40 Recharge será um dos veículos mais seguros de sempre da Volvo. Por exemplo, foram feitas alterações na carroçaria para garantir a proteção da bateria em caso de acidentes graves.
O XC40 Recharge vai estrear algumas tecnologias, a começar pelo sistema de apoio à condução Pro Pilot, que vai recorrer a um novo conjunto de hardware (sensores e câmaras) e de software. Outra importante novidade é a mudança completa para a Google no que ao sistema de infoentretenimento diz respeito. Uma mensagem que já tinha sido passada pela Polestar, a marca de alta performance do universo Volvo que passou a dedicar-se integralmente aos veículos elétricos: «vamos ter um sistema de infoentretimento tão fácil de utilizar e de atualizar como o nosso smartphone». No XC40 Recharge vai ser possível, por exemplo, interagir co o Assistente Google através de voz natural e instalar apps disponíveis no Google Play. Não se trata apenas de uma versão do Android para carros, já que a Volvo garante que a tecnologia foi desenvolvida durante anos numa parceria entre as duas empresas. O Android Automotive OS foi desenvolvido especificamente para ser usado nos automóveis,
Quando?
O XC40 Recharge vai entrar em produção em série no próximo ano e vai chegar a alguns países no segundo semestre de 2020. Mas em Portugal teremos de esperar por 2021 para ver o primeiro 100% elétrico da Volvo nas nossas estradas. Ainda não foram divulgados preços.