A Tesla lançou um vídeo na YouTube para mostrar aos fãs como realiza testes de segurança com os automóveis elétricos, Neste vídeo, que tem como protagonista um Model 3, o objetivo da marca é preparar os veículos e melhorar determinadas características nos designs, de forma a reforçar a segurança dos passageiros no caso de um eventual acidente.
Antes de lançar um automóvel contra a parede, a fim de testar os sistemas de segurança, a empresa de Elon Musk recorre a sistemas de computador capazes de detetar se o veículo é seguro – no caso do Model 3 foi instalado um airbag especial, capaz de envolver o condutor de forma a mantê-lo protegido do choque.
Recorde-se que a Tesla recebeu recentemente, pela primeira vez, um prémio de reconhecimento por parte da Insurance Institute for Highway Safety (IIHS, na sigla em inglês), que considerou o Model 3 «a escolha mais segura» para os condutores.
A marca automóvel tem também estado a testar e a limar a funcionalidade de controlo remoto, adicionada na última atualização de sistema da Tesla, que as autoridades rodoviárias americanas têm estado a observar de perto para garantir que a ferramenta cumpre as normas de segurança na estrada.
Curiosamente, nos Estados Unidos um Tesla foi mandado parar pelas autoridades quando o seu condutor testava a ferramenta Smart Summon. As autoridades intervieram porque o Tesla não parou num sinal de Stop, mas como não havia condutor o dono do veículo não foi multado.