A sul-coreana Hyundai e a americana Aptiv juntaram forças para a criação de uma nova empresa que terá como objetivo colocar carros autónomos no mercado até 2022. Cada empresa vai ficar com 50% da joint-venture agora formada e que vai ser liderada por Karl Iagnemma, atual presidente da divisão de mobilidade autónoma da Aptiv.
Enquanto a Aptiv vai ser o fornecedor da tecnologia para dotar os carros de um sistema de condução autónoma, a Hyundai vai investir 1,6 mil milhões de dólares, cerca de 1,4 mil milhões de euros, em dinheiro, além de também fornecer elementos para a área de investigação e desenvolvimento. No total, estima-se que ambas as empresas vão investir quatro mil milhões de dólares, o equivalente a 3,6 mil milhões de euros.
Os veículos que resultarem desta parceria vão ter sistemas de condução autónoma de nível 4 (veículo executa todas as tarefas de condução, em condições específicas, e o humano ainda pode assumir o controlo) e nível 5 (automação total em todas as condições e sem necessidade de supervisão humana), explica a publicação TechCrunch.
Os testes dos primeiros veículos estão marcados para 2020 e os primeiros carros lançados no mercado, para serviços de táxis-robô e operadores de frotas, chegam dois anos depois.
De recordar que a Aptiv já está a testar veículos autónomos em Las Vegas, nos EUA, em parceria com a empresa de transporte Lyft e com veículos da BMW.