Tudo começou, como tem sido habitual, com um tweet de Elon Musk a anunciar que a Tesla iria levar um Model S a fazer voltas cronometradas em Nürburgring. Uma resposta do CEO da marca americana ao recorde conseguido pelo Porsche Taycan, que estabeleceu a volta mais rápida para um carro elétrico de quatro portas algum tempo antes da revelação oficial da versão final deste modelo. A primeira publicação no Twitter de Musk, a 6 de setembro, não deixava claro se o anúncio era uma brincadeira, mas outras publicações recentes apontam para a concretização da tentativa de bater o recorde do Taycan por parte da Tesla. Um dos seguidores de Musk que levou o anúncio a sério foi o piloto Nico Rosberg que se ofereceu imediatamente para conduzir o Tesla. Ainda hoje, Musk confirmou, uma vez mais via Twitter, que o Model S que está em Nürburgring tem sete lugares – os Model S têm dois lugares extra opcionais instalados na mala para transportar, sobretudo, crianças. Talvez para reforçar a ideia de carro familiar associada ao Model S.
Esta tentativa de recorde está a assumir maior importância porque há informações que parecem indicar que o carro que vai ser usado é diferente do Model S atual. Uma das fotos feitas próximas de Nürburgring, onde um Model S tem sido visto a fazer testes, mostram uma denominação diferente na traseira do carro: P100D+, uma versão até agora desconhecida. Terá sido também um carro deste tipo que bateu ontem, dia 11 de setembro, o recorde na pista americana de Laguna Seca na categoria de elétrico de quatro portas. Um tempo que não permite comparações com o Taycan porque não há registos de o Porsche ter corrido no circuito americano.
Além da nova denominação, o Model S fotografado apresenta uma maior entrada de ar frontal, previsivelmente para melhorar a refrigeração, pneus mais generosos e, aparentemente, um sistema de travões de competição.
Estas imagens estão a levar a alguns analistas a prever que a Tesla se prepara para lançar um novo Model S. Há quem aposte num modelo “vitaminado” para melhor desempenho desportivo, mas há quem também acredite que Musk se prepara para anunciar uma mudança mais profunda. Recorde-se que apesar das melhorias a que o Model S tem sido sujeito nos últimos anos, sobretudo na capacidade das baterias e design, este carro continua a ser, na essência, idêntico à versão que começou a ser comercializada em 2012.
Obviamente, seria um grande feito para a Tesla se um carro de 2012, um dos primeiros elétricos a atingir vendas expressivas, conseguisse bater o tempo de um carro lançado este mês, ainda por cima de uma marca com o histórico da Porsche.
![tesla-model-s-nurburgring.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/15170340tesla-model-s-nurburgring.jpg)
Imagem obtida por InsideEVs em https://insideevs.com/photo/4360070/tesla-model-s-nurburgring/